(...) Precisamos
reconhecer que a tarefa é muito difícil, que exige qualidades de abertura, de
escuta, de diálogo, de reconhecimento do outro em sua diferença, qualidades que
estão na antípoda daquilo que aprendemos desde a nossa infância e que são pouco
trabalhadas na formação inicial e contínua.
PERRENOUD Ph. A Pedagogia da Escola das Diferenças. Porto alegre: Artmed, 2001.
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(...) No
decorrer dos remanejamentos das leis escolares, as coisas são ditas de modo
menos brutal, os textos dão aos pais direitos: direito de entrar na escola, de serem informados,
associados, consultados; o direito da administração das instituições.
PERRENOUD Ph. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto alegre:
2001.
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(...) O diálogo com os pais, antes
de ser um problema de competências, é uma questão de identidade, de relação com
a profissão, de concepção do diálogo e de divisão de tarefas com a família.
PERRENOUD Ph. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto alegre: 2001.
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(...) Informar e envolver os pais
é, portanto uma palavra de ordem, e ao mesmo tempo uma competência.
PERRENOUD Ph. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto alegre: 2001.
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